Pesquisar

Normas e Especificações Técnicas de Cartografia

ACTUALIZAÇÃO: Consultar documento Alterações CartTop-V1.0 para CartTop-V1.1

As novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem de grande escala foram recentemente reestruturadas e publicadas através do Aviso n.º 11918-2019 do Diário da República de 24 de julho. Estas especificações técnicas constituem normas oficiais e entraram em vigor no dia 1 de agosto de 2019, havendo um período de transição nos termos descritos no referido aviso.

As novas especificações visam adaptar a cartografia topográfica aos desenvolvimentos tecnológicos e às atuais necessidades dos utilizadores de informação geográfica e criar uma relação direta entre a cartografia produzida em Portugal e as regras definidas pela Diretiva INSPIRE, facilitando a harmonização da informação geográfica nacional.

Estas especificações resultam de um processo colaborativo e participativo que contou com a auscultação de especialistas da administração pública central e local, da academia e do setor privado, tendo também sido envolvidos o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica e o Conselho Coordenador de Cartografia. O processo de reestruturação compreendeu ainda a realização de eventos regionais de divulgação e consulta e a avaliação das especificações em ambiente de produção, através da realização de provas de conceito com a colaboração de empresas produtoras de cartografia.

NOTA: A implementação destas especificações técnicas na produção de cartografia requer a consulta e utilização de:


Para mais informações consultar: http://www.dgterritorio.gov.pt/cartografia_e_geodesia/cartografia/normas_e_especificacoes_tecnicas_de_cartografia