Notícias

Nova edição da Carta de Estradas da Ilha da Madeira - 1: 50 000

A Direção Regional do Ordenamento do Território (DROTe), realizou uma nova edição da Carta de Estradas da Ilha da Madeira, à escala 1:50 000. Trata-se de um produto cartográfico destinado ao grande público, bem como a todas as entidades públicas e privadas que necessitem de uma base que possibilite a identificação da rede viária regional, composta pela rede viária principal e complementar, sendo ainda visível as vias rápidas, as vias expresso e alguns temas de interesse turístico, tais como casas de abrigo e sítios de geodiversidade.

CEstradas2021.jpg

Este trabalho resulta de uma atualização necessária, em função da entrada em serviço da Via Expresso Raposeira – Ponta do Pargo e do novo túnel entre Santana e São Jorge, que constitui a 15.ª edição da Carta de Estradas, que pode ser obtida no seu formato impresso no edifício da DROTe, à Rua da Sé, 38, mas que passa também a estar acessível gratuitamente em versão digital (consultar PDF em anexo).

Manual de Apoio à Utilização - “Validador INSPIRE” e “Resource Linkage Checker”

Os recursos da Diretiva INSPIRE, mantidos pelas infraestruturas de informação geográfica, dependem da qualidade e conformidade de metadados e serviços dos conjuntos de dados geográficos. A averiguação da conformidade é indispensável ao sucesso da implementação da Diretiva tendo sido produzido um manual de apoio dirigido aos produtores e responsáveis pela publicação de informação geográfica.

Capturar.JPG

O manual, produzido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas – Governo dos Açores está disponível em :

Manual de Apoio a utilizacao Validor Inspire e Resource Linkage Checker.pdf (dgterritorio.gov.pt)

Aberto o prazo para enviar as suas propostas de participação nas JIIDE21

Convidamo-lo a participar nas XII Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais. Pode apresentar uma proposta de comunicação ou de workshop sobre uma atividade que desenvolve ou sobre um projeto em que participa. Basta enviar um resumo ou proposta de workshop e posteriormente, se pretender, apresentar o trabalho em artigo para eventual publicação na revista Mapping. No link seguinte encontrará mais informações sobre as datas de entrega e demais instruções.

Ler mais...

Normas e Especificações Técnicas para a Cartografia Topográfica Vetorial e de Imagem da Região Autónoma da Madeira

 

Normas e Especificações Técnicas para a Cartografia Topográfica Vetorial e de Imagem da Região Autónoma da Madeira

Através do Despacho-Normativo n.º 1/2021, publicado em JORAM a 22 de Março 2021, entram em vigor as Normas e Especificações Técnicas para a Cartografia Topográfica Vetorial e de Imagem da Região Autónoma da Madeira a serem atendidas por todas as entidades que promovam ou produzam cartografia topográfica na Região Autónoma da Madeira.

A cartografia que venha a ser produzida para fins de utilização pública deverá ser  homologada, através de processo de homologação requerido à Direção Regional do Ordenamento do Território.

A cartografia topográfica que venha a ser produzida na Região Autónoma da Madeira, oficial ou homologada, integrará o Arquivo Regional de Dados Geográficos, que por sua vez assegurará a sua integração no Registo Nacional de Dados Geográficos e na Base Cartográfica Nacional.

Ler mais...

Nova versão da Carta Administrativa Oficial de Portugal - CAOP 2020

Com base na ortofotocartografia da RAM de 2018/19, foram atualizados os limites administrativos de freguesia e concelho que constituem a Carta Administrativa Oficial de Portugal - CAOP 2020. Para além de melhorias em vários troços da linha de costa das várias ilhas do arquipélago da Madeira, mais visíveis nas ilhas Desertas, e também na costa sul do Porto Santo, foram feitas pequenas correções no limite de concelho de Câmara de Lobos – Funchal e no limite de freguesia de Machico – Santo António da Serra (concelho de Machico). 

Ler mais...